EUA perdem base militar perto da Rússia

© AFP 2023 / VYACHESLAV OSELEDKOSoldado estadunidense perto de um avião militar na base aérea de Manas. Foto de arquivo
Soldado estadunidense perto de um avião militar na base aérea de Manas. Foto de arquivo - Sputnik Brasil
Nos siga no
A partir desta semana, os EUA já não têm base militar no Quirguistão.

Em uma cerimônia solene na segunda-feira, o presidente do Quirguistão, Almazbek Atambaev, fechou o mandato estadunidense no aeroporto de Manas, em Bishkek, capital quirguiz.

© Sputnik / Vladimir Pirogov / Acessar o banco de imagensComandante da base militar Manas, John Millard (esquerda) passa a chave simbólica ao vice-ministro da Defesa do Quirguistão, Zamir Suerkulov
Comandante da base militar Manas, John Millard (esquerda) passa a chave simbólica ao vice-ministro da Defesa do Quirguistão, Zamir Suerkulov - Sputnik Brasil
Comandante da base militar Manas, John Millard (esquerda) passa a chave simbólica ao vice-ministro da Defesa do Quirguistão, Zamir Suerkulov

A partir de agora, a área outrora ocupada pela base norte-americana pertencerá ao batalhão especial da Guarda Nacional do Quirguistão. O batalhão já tem a bandeira de combate, que o presidente Atambaev entregou.

A decisão é unilateral e partiu do governo quirguiz uns dias depois que o defensor de direitos humanos Azimzhan Askarov fora condecorado, à revelia, com o prêmio do Departamento de Estado dos EUA.

Em 2010, Askarov foi condenado à prisão perpétua por incitação ao ódio racial e homicídio.

O Ministério das Relações Exteriores do Quirguistão tinha prevenido a parte norte-americana da iminência de cisão nas relações bilaterais caso Askarov fosse condecorado, porque isso seria visto como “uma ação premeditada, virada contra o fortalecimento da paz e compreensão interétnica”.

Base dos EUA no Aeroporto de Manas, no Quirguistão. - Sputnik Brasil
EUA se recusam a comentar sobre cargas misteriosas para a Embaixada no Quirguistão
A cisão, no entanto, não é recente. É longa, já que poucos, no país, gostavam de ver a Força Aérea dos EUA pousar e decolar da sua capital. E isso acontecia há cerca de 15 anos, desde 2001, quando as autoridades locais arrendaram uma parte do aeroporto internacional aos EUA.

Então, a base servia para o estacionamento das forças do Pentágono e deslocamento de material bélico e soldados para o Afeganistão, no quadro da operação Liberdade Duradoura (Enduring Freedom).

Em 2008, começou o processo de fechamento da base, já que a guerra no Afeganistão tinha oficialmente terminado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала