Astrônomos descobrem “irmão gêmeo” da Terra

© Divulgação / NASAExoplaneta Kepler 452B.
Exoplaneta Kepler 452B. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O administrador Diretório de Missões Científicas da NASA, John Grunsfeld, responsável pela análise dos dados do telescópio Kepler, divulgou na quinta-feira (23) a descoberta de um “planeta gêmeo” da Terra. Segundo ele, são muitas as semelhanças entre os dois astros.

Imagem de Plutão feita pela sonda NASA New Horizons - Sputnik Brasil
Missão New Horizons: uma viagem de 9 anos até Plutão
Batizado de Kepler 452B, o planeta tem mais de seis bilhões de anos e recebe 10% mais de energia de sua estrela do que a Terra. O tamanho e o seu sistema solar também são parecidos, segundo informou Grunsfeld. Seu ano tem 385 dias terrestres. O cientista também afirmou que o planeta poderia contar com vida atualmente ou ter sido hospedado no passado, dado estar há milhares de anos na zona habitável de sua estrela.

Kepler 452B é um dos mais intrigantes exoplanetas (que não orbitam o sol) para a ciência dado a sua similaridade com a Terra. O Instituto SETI, famoso na busca por ETs, inclusive já está atento ao novo “irmão gêmeo” da Terra e colocou seu conjunto de 42 antenas direcionadas para o planeta.

Outros 10 exoplanetas são listados pelos cientistas como “irmãos gêmeos” da Terra. Todos têm entre uma e duas vezes o tamanho do nosso mundo e orbitam estrelas com tamanho e temperatura semelhantes às do Sol.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала