"Os políticos, e tantos outros que tomam decisões em nossos países, devem fazer de tudo para que essa amizade continue no futuro", disse o primeiro-ministro da Rússia em uma cerimônia memorial perto da Capela russa, construída em memória aos soldados russos mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
Medvedev apontou para o reforço substancial da cooperação entre os dois países nos últimos anos.
"Nosso glorioso passado nos une, mas devemos pensar no futuro", disse o político, ao agradecer às lideranças e aos cidadãos da Eslovênia pelo que chamou de seu sincero respeito à memória dos soldados russos.
Ao final da cerimônia, o primeiro-ministro russo e o líder esloveno depositaram flores na sepultura comum dos soldados.
"Memória eterna para nossas tropas e obrigado ao povo esloveno", disse Medvedev em esloveno. Centenas de pessoas participaram da cerimônia.
Da parte da Rússia, além de Medvedev, também participaram do encontro, a ministra da Saúde, Veronika Skvortsova; O ministro das Comunicações Nikolai Nikiforov; o ministro adjunto de Desenvolvimento Econômico Aleksei Likhachev, e o vice-ministro do Exterior Aleksei Meshkov. Do lado esloveno, a cerimônia contou com a presença do presidente do país Borut Pahor; do primeiro-ministro Miro Cerar e do ex-presidente Milan Kucan.