Intitulado de "A Grande Guerra Patriótica", mostra está sendo realizada desde a última segunda-feira e vai ate sexta-feira (31) em uma sala da Cinemateca Uruguaia. A diretora da instituição, Maria José Santacreu, destaca "a importância que este conflito ainda tem no cinema e na política da Rússia e do mundo".
As obras pertencem à empresa de produção Mosfilm, fundada em Moscou em 1920, e que este ano renovou a sua colaboração com a Cinemateca Uruguaia.
Segundo Santacreu, a seleção buscou "fazer um panorama", que incluiu alguns filmes históricos, "A Infância de Ivan" de Andrei Tarkovsky, "Eles lutavam Pela Pátria" de Sergey Bondarchuk, 1975, com obras muito recentes, como "O Caminho Berlin" de Sergey Popov.
"Não é tão fácil de obter novos filmes" como Popov, que tem permitido esta exposição para dar "uma âncora, o mais tardar", disse ele.
Os filmes em formato digital foram trazidos da Rússia e tornaram-se parte do acervo da embaixada, que este ano planeja apresentar a seleção na casa da comunidade russa da cidade de San Javier