Novo líder foi ministro da Aeronáutica no período em que o Talibã governou o Afeganistão. Mullah Akthar, como passa a ser chamado, chegou ao poder no movimento em meio a relatos de divisão interna por conta das negociações de paz, as quais ele seria favorável. Seu vice será Sirajuddin Haqqani.
A morte do antigo líder do Talibã foi alvo de muitas especulações na imprensa internacional nos últimos meses. No entanto, muitas mensagens e vídeos atribuídos a Mullah Omar continuavam sendo publicados em sites do movimento. Nesta semana, o governo afegão anunciou que ele havia morrido em abril de 2013 no Paquistão de causas não reveladas.
Líder do Talibã na luta contra as tropas soviéticas, Mullah Omar teria perdido o olho nestes conflitos e deixado o Afeganistão. Ele retornou ao país após a saída das forças da União Soviética no início dos anos 1990 para combater na guerra civil. Assumiu o poder afegão em 1996, tendo ficado até 2000.
No período em que governou o Afeganistão, se associou ao então chefão da Al-Qaeda, Osama Bin Laden. A aliança o obrigou a fugir para o Paquistão após os atentados de 11 de setembro.