Alemanha defende volta do Conselho Rússia-OTAN

© AFP 2023 / GEORGES GOBETOTAN
OTAN - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Alemanha está advogando perante os seus parceiros da Aliança do Atlântico Norte em favor da retomada das atividades do Conselho Rússia-OTAN, mas ainda enfrenta resistência dentro da organização, segundo informa a agência de notícias DPA, citando o embaixador alemão na OTAN, Martin Erdmann.

"Não há consenso no presente, mas a situação está se desenvolvendo", disse o representante de Berlim.

Duas bandeiras nacionais da Síria e os funcionários do governo incepcionando os danos na cidade de Homs, Síria - Sputnik Brasil
Consultas sobre Síria podem reunir Rússia, EUA e ONU
O Conselho Rússia-OTAN foi criado em maio de 2002 e incluía todos os membros da Aliança e a Rússia como parceiros em pé de igualdade. A última reunião do órgão a nível diplomático aconteceu em junho de 2014 e, desde então, devido à escalada da crise ucraniana e à acusação do Ocidente de que Moscou teria culpa no conflito – afirmação constantemente negada pelas autoridades russas –, o diálogo entre as partes tem estado congelado.

De acordo com Erdmann, muitos membros da OTAN lamentam a falta de diálogo com o Kremlin. A lista das nações que se opõem à retomada do Conselho não foi divulgada, mas a DPA observa que ela consiste, principalmente, de países da Europa Oriental. 

De qualquer maneira, o órgão só pode ser convocado novamente quando houver unanimidade entre os membros da OTAN.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала