Mais de dois mil imigrantes morreram este ano no Mar Mediterrâneo

© AP PhotoRefugiados africanos resgatados no Mediterrâneo por oficiais da Marinha da Irlanda
Refugiados africanos resgatados no Mediterrâneo por oficiais da Marinha da Irlanda - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) divulgou nesta terça-feira (4) que mais de duas mil pessoas morreram este ano tentando atravessar o Mar Mediterrâneo. O organismo também calcula em 188 mil o número de resgatados na região. Em 2014, as vítimas fatais foram 3.279 ao longo dos 12 meses e 1.607 até o final de julho.

“É inaceitável que no século 21 as populações que fogem de conflitos, perseguições e miséria tenham que suportar essa terrível experiência para morrer às portas da Europa”, lamentou o diretor-geral da OIM, William Lacy Swing.

Guarda costeira italiana resgata imigrantes à deriva no Mediterrâneo - Sputnik Brasil
Nova tragédia no Mediterrâneo expõe crise migratória na Europa
A Itália é o principal destino de pessoas que fogem dos conflitos no Oriente Médio rumo à Europa. A maior parte dos refugiados é oriunda da Líbia. Eles tentam cruzar o Canal da Sicília em embarcações precárias e ilegais.

A crise migratória vem se acentuando nos últimos anos, especialmente depois que a OTAN liderou uma missão que destituiu o líder líbio Muammar Khaddafi, em 2011. Desde então, o país mergulhou em uma grande instabilidade e levou a Europa a um grave problema migratório e social.

O governo italiano vem cobrando da União Europeia uma solução para a crise, mas encontra a resistência da França. O bloco continental está analisando que medidas tomar para amenizar a situação.

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала