A informação de que a proposta será incluída no programa de Platini, atual presidente da UEFA, na disputa das eleições de fevereiro de 2016 foi publicada pelo jornal espanhol AS. O periódico também anunciou que o candidato deseja divulgar suas propostas durante o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, no dia 27 de agosto.
Platini também iria propor a implantação do cartão branco durante os jogos, o que puniria os atletas que desrespeitassem os árbitros e/ou os adversários com 10 minutos fora de campo. Ele deseja ainda que sejam permitidas mais duas substituições extras em caso de prorrogação e que fiquem proibidas todas as transações de atletas com menos de 18 anos.
O aumento do número de participantes em uma competição gerida por uma entidade presidida por Michel Platini não é novidade. Depois que assumiu a UEFA, a Eurocopa passou a receber 24 participantes, ao contrário dos oito anteriores.
As eleições na FIFA deverão contar com outros ex-jogadores na disputa, como o brasileiro Zico, o argentino Diego Maradona, o francês David Ginola e o português Luís Figo, além do vice-presidente da entidade e príncipe da Jordânia, Ali Bin al-Hussein; do presidente da Federação da Libéria, Musa Bility; e do controlador do grupo Hyundai, Chung Mong-joon.