A condecoração entregue ao oficial Marian Rak é a ordem de Bogdan Khmelnitsky do terceiro grau. O respectivo decreto foi publicado no site oficial do presidente ucraniano e o militar está entre os condecorados.
Marian Rak estava entre os suspeitos de um acidente que aconteceu em Março, quando um veículo blindado de lagartas do exército da Ucrânia atropelou uma mulher que caminhava na calçada com um bebé de colo e uma criança maior, sua sobrinha. A menina de 8 anos morreu no local, já o bebé com a mãe foram hospitalizados. Segundo a mídia, a mãe chegou ao hospital em estado grave, mas estável. O bebé foi examinado e, sem que fossem achados danos sérios, o pai levou-o para casa.
A Ordem de Bogdan Khmelnitsky de terceiro grau é concedida a oficiais de diversas patentes, até o nível de comandante de batalhão das forças armadas e comandantes regimentais equivalentes, por realizações excepcionais em termos de liderança, capacidade de organização e perseverança em vitórias decisivas de batalha.