Na entrevista, o Professor Santos questionou os argumentos da mais recente reportagem do jornal britânico “Financial Times”, publicada na segunda-feira, 3. Na matéria, o FT afirma que “o Brasil passou de um dos motores da economia global, como umas das nações com crescimento acelerado dos autodenominados BRIC, à condição de homem doente dos grandes mercados emergentes”.
Na opinião do economista, o Brasil passa por dificuldades que podem ser superadas e que, “comparado a um país muito elogiado, como o México, vive uma situação muito melhor”.
Essa é, em poucos dias, a segunda matéria que o jornal “Financial Times” dedica ao Brasil. Na anterior, a publicação afirmou que “a situação no Brasil parece um filme de terror sem fim”, numa direta referência às denúncias de corrupção relacionadas à Petrobras, funcionários e ex-funcionários da empresa, grandes empresários nacionais e diversos políticos.
“Eu, particularmente, não acredito nestes avaliadores”, diz ele. “Não confio em seus critérios e em suas análises. Em 2007, por exemplo, eles diziam que o mundo estava uma maravilha e que a economia mundial estava estabilizada sem correr quaisquer riscos. Pois bem, veio a crise econômica de 2008 e todos sabemos o que aconteceu durante e depois dela. No caso do Brasil, temos de admitir que vivemos num país de contrastes. Há três anos, tínhamos uma economia sólida, com vendas expressivas para o exterior e crescimento econômico muito elogiado. De repente, alguém decide mudar os rumos da política econômica e adotar uma política de juros altos. Ora, isso afetou diretamente as perspectivas do Brasil, assim como aconteceu em vários outros países. O que nós vemos hoje são tentativas do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional de quererem ditar normas e rumos para as economias. Claro que isso não pode dar certo.”
Questionado se parte da imprensa internacional poderia estar articulada para desacreditar alguns países, o Professor Theotonio dos Santos, autor de 38 livros e coautor e colaborador de outros 78, responde:
Theotonio dos Santos é Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Emérito da UFF (Universidade Federal Fluminense) e Professor Visitante da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).