A relíquia foi encontrada recentemente por um médico perto da cidade de Salzburg, que disse em entrevista à agência AFP ter se deparado com o objeto durante uma reforma na casa de campo do seu avô.
Segundo Josef Ruckhofer, o responsável pela descoberta, a carteira de couro estava guardada sob uma tábua solta do assoalho. Dentro, papéis de identificação de um militar chamado Eligio Ramos, natural do Texas, além de fotos de família e alguns selos antigos.
"Como nós estamos comemorando o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra neste ano, achei que seria uma boa ideia encontrar o dono e talvez devolver a carteira, caso ele ainda estivesse vivo", explicou Ruckhofer.
Após uma série de buscas na internet, o médico austríaco finalmente encontrou o endereço de um morador da Califórnia cujo nome e data de nascimento correspondiam aos do soldado. E decidiu enviar uma carta com uma cópia dos documentos e algumas fotografias.
"Depois de uma semana mais ou menos, eu recebi um e-mail do seu filho confirmando que eu havia encontrado o Eligio Ramos certo. E ele disse que ficaria extremamente feliz se eu pudesse enviar a carteira".
Ao enviar os objetos, Ruckhofer foi informado de que Ramos havia perdido a sua carteira durante uma estadia do seu batalhão naquela casa de campo austríaca no ano de 1945, e que ele era o único militar daquele grupo ainda vivo. Entretanto, os dois ainda não puderam se encontrar devido ao estado de saúde do veterano, que se encontra internado em um hospital dos Estados Unidos.
"Mas talvez nós ainda encontraremos um jeito de nos falar pessoalmente", disse o médico.