Em meio à crise, número de refugiados na Grécia sobe 750%

© AP Photo / Petros GiannakourisImigrantes temporariamente detidos caminham no porto da ilha grega de Kos
Imigrantes temporariamente detidos caminham no porto da ilha grega de Kos - Sputnik Brasil
Nos siga no
O número de refugiados que chegaram à Grécia nos primeiros sete meses de 2015 aumentou mais de 750% em relação ao mesmo período de 2014, segundo informou o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (7).

De acordo o relatório, cerca de 124 mil refugiados e imigrantes desembarcaram nas ilhas gregas de Lesbos, Quios, Kos, Samos e Leros entre janeiro e julho deste ano.

"Isso representa um aumento impressionante de mais de 750% comparado ao mesmo período de 2014", diz o comunicado.

Sede da Comissão Europeia em Bruxelas - Sputnik Brasil
Comissão Europeia: 600 milhões de euros para França e Grã-Bretanha combaterem imigração
O ACNUR acrescentou que só em julho o país registrou cerca de 50 mil recém-chegados, um aumento de 20 mil pessoas em relação ao mês anterior. 

Refugiados da Síria compuseram 70% das entradas na Grécia em julho e 63% do fluxo total de 2015.

"Esta emergência humanitária está acontecendo na Europa, e exige uma resposta grega e europeia urgente", advertiu o ACNUR.

A agência de refugiados da ONU também documentou 225 mil refugiados que atravessaram o Mar Mediterrâneo para a Europa nos primeiros sete meses de 2015. Destes, aproximadamente 2.100 não conseguiram completar a viagem e morreram durante a travessia.

Além da guerra civil na Síria, que já dura mais de quatro anos, outro grande fator na crise migratória europeia é o cenário de instabilidade na Líbia, provocado pela OTAN em 2011, quando a Aliança ocidental liderou uma missão para destituir o líder líbio Muammar Khaddafi.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала