Delegação iraniana viajará à Crimeia para desenvolver comércio de petróleo

© Sputnik / Igor Gavrilov / Acessar o banco de imagensMar Negro
Mar Negro - Sputnik Brasil
Nos siga no
Uma delegação iraniana prepara-se para visitar a Rússia e, mais concretamente, a Crimeia, com o objetivo de discutir o fornecimento de petróleo.

Nesta segunda-feira (10), o ministro dos Combustíveis e Energia da Crimeia, Sergei Yegorov, disse que a delegação deverá tratar da “cooperação na área de fornecimento de derivados de petróleo”.

Teerã já tinha planejado uma visita à península no início de julho. Porém, naquela altura uma irregularidade nos passaportes dos integrantes da delegação impediu a sua viagem à Rússia.

Mais cedo, uma fonte na empresa Chernomorneftegaz informou que o Irã está interessado em usar o terminal portuário em Feodosia (leste da península) para fazer chegar o seu petróleo à Rússia.

O acordo sobre a venda do petróleo iraniano à Rússia foi assinado no início da segunda semana de julho do ano em curso.

Ilhas Malvinas - Sputnik Brasil
Mercosul repudia exploração de petróleo pelo Reino Unido nas Malvinas
O Irã, que teve seu programa nuclear libertado e as sanções impostas contra ele há anos parcialmente levantadas no final de junho, tem estado ganhando rapidamente peso na economia internacional. A retomada do diálogo comercial com este país pela Europa foi a grande notícia do julho. Agora, em agosto, é o turno da Crimeia desenvolver as suas relações comerciais com o país oriental.

A Crimeia, península situada no Norte do mar Negro, tornou-se parte da Federação da Rússia após o referendo de 16 de março de 2014, quando a maioria da sua população não quis continuar sendo parte da Ucrânia.

A península recebeu, em julho, uma delegação de deputados franceses, que elogiaram a região, ressaltando que o referendo foi legítimo e a Crimeia é uma região da Rússia. Depois daquela visita, outros grupos de deputados europeus, inclusive franceses, italianos e alemães, apoiaram a ideia e anunciaram o seu desejo de visitar a Crimeia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала