"Não há nenhum incidente porque a Espanha reconhece essas águas como seu próprio território", afirmou à RIA Novosti uma fonte do Ministério de Relações Exteriores espanhol.
Os navios espanhóis do Serviço de Vigilância Aduaneira (SVA) do pelotão antidrogas e lavagem de dinheiro entrou repetidamente nas águas britânicas em Gibraltar enquanto perseguia suspeitos de tráfico de drogas. Segundo a fonte, “os navios espanhóis entraram nas águas no âmbito do controle contra ações ilegais, que poderiam ser contrabando ou atividade de pesca não permitida”.
"Entendemos que os espanhóis estavam em busca de navios que podem estar cometendo crimes. No entanto, é completamente inaceitável e ilegal sob a lei marítima internacional entrar em nossas águas sem nos notificar", afirmou em um comunicado no domingo o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Hugo Swire.
A área densamente povoada no sul da Península Ibérica, Gibraltar continua sendo um grande ponto de discórdia nas relações diplomáticas do Reino Unido com a Espanha. Com o Tratado de Utrecht, a região passou a ser território britânico em 1713. Madri porém, voltou a reclamar a soberania do local recentemente.