“Um casal de Starkville, Mississippi, foi preso durante o final de semana por suposta conspiração e tentativa de providenciar apoio material ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante, designada organização terrorista estrangeira", diz o comunicado emitido pela justiça.
Segundo as autoridades, a investigação que levou à prisão dos jovens Jaelyn Delshaun Young, de 20 anos, e Muhammad Oda Dakhlalla, de 22, teve início depois que o casal começou a postar mensagens na internet revelando o seu interesse de se juntar aos extremistas do Oriente Médio. Logo em seguida, os dois tiraram passaporte e organizaram uma viagem para a Síria, mas a polícia decidiu realizar a detenção antes que eles pudessem pegar o avião.
Caso sejam condenados, Jaelyn e Muhammad poderão pegar uma pena de até 20 anos de prisão, além de uma multa de 250 mil dólares.
De acordo com a inteligência dos EUA, mais de 30 mil estrangeiros, incluindo cidadãos norte-americanos, já se juntaram aos combatentes do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.