O Defense News, que afirma ser uma fonte de notícias independente, noticiou na segunda-feira (10) que a China havia solicitado ao Exército brasileiro o fornecimento de especialistas para assistirem seu programa de treinamento de guerra na selva. Não foi revelado quando a cooperação acontecerá e como os brasileiros estarão envolvidos.
O texto sugeriu que o programa de treinamento de selva da China pode ser orientado para os países vizinhos. “Enquanto não está claro porque os chineses estão expandindo suas operações de treinamento de selva, o país tem longas fronteiras cobertas de selva com vários vizinhos”, disse o texto da mídia norte-americana.
O Global Times refutou tal especulação, citando um especialista militar chinês não identificado como tendo dito que a análise por Defense News não era preciso. Segundo ele, a China está sempre dedicada à manutenção da paz e da estabilidade regional.
“A cooperação militar chinesa com países estrangeiros visa aumentar a confiança mútua, a sua eficiência do treinamento militar e sua capacidade de responder a várias ameaças. Por isso, a formação da cooperação não visa nenhum país em particular e não tem nada a ver com a situação regional”, disse o perito ao Global Times.
Há um lugar instável chamado “Triângulo Dourado” perto das áreas da fronteira sudoeste da China onde as atividades de tráfico de drogas tem sempre dado dor de cabeça as autoridades chinesas. O perito lembrou que tais crimes organizados causaram muitos danos ao nosso povo ao longo dos anos.