Ministro revela vontade do Sudão de entrar para o BRICS

© SputnikBandeiras dos BRICS
Bandeiras dos BRICS - Sputnik Brasil
Nos siga no
O vice-ministro da Economia do Sudão, Abdurrahman Darar, afirmou nesta quarta-feira que seu país está disposto a fazer parte do BRICS e já trabalha nesse sentido, ainda que uma decisão final pertença aos países integrantes do bloco.

Garimpo de ouro - Sputnik Brasil
Empresa russa encontra jazidas de ouro no Sudão
"O Sudão tem a intenção de se afiliar ao BRICS, já deu os primeiros passos para o ingresso, e tudo dependerá da decisão dos países que foram o grupo", afirmou Darar sobre os cinco países que foram o bloco atualmente: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O vice-ministro destacou que seu país perdeu 80% de suas receitas cm venda de combustível após a separação do Sudão do Sul. Assim, a entrada no BRICS permitiria ao Sudão "realizar investimentos econômicos, políticos e sociais."

Darar ressaltou também a importância atual da extração de ouro, área em que trabalham muitos jovens sudaneses e que rendeu cerca de US$ 2 bilhões ao orçamento do país em 2014. Segundo o ministro, "nos próximos anos, esses ganhos podem se duplicar."

A empresa russa Siberian For Mining encontrou recentemente uma grande jazida de ouro no Sudão e assinou com as autoridades do país um importante acordo de investimentos para começar a exploração do local.

O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, por sua vez, declarou que é cedo demais por enquanto para falar de uma expansão do BRICS, mas não descartou essa possibilidade no futuro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала