Os autores do documento salientaram que com a implantação unilateral de sistemas de defesa de mísseis contra a Rússia e o rápido desenvolvimento de uma nova geração de armas táticas nucleares B-61-21, os EUA representam uma séria ameaça à segurança do mundo como um todo.
"Relatórios recentes têm revelado que durante as manobras da OTAN [nomeadas] "Trident Juncture 15", o uso de armas nucleares contra a Rússia está definido para ser feito, entre outras coisas", disse o site.
Após estas "inconfundíveis provocações" a Rússia também está "atualizado significativamente" suas forças nucleares estratégicas.
"Com o arsenal nuclear de hoje, que pode acabar com todos os seres humanos dezenas de vezes, o mundo está sonambulisticamente aproximando-se do abismo. Nós, abaixo assinados, exigimos o fim imediato do confronto com a Rússia e a China e o retorno a uma resolução política de todos os conflitos ", defende a petição.
Seis meses antes, mais de 60 proeminentes representantes alemães nas áreas da política, negócios, cultura e mídia também haviam exigido o estabelecimento de um novo curso de ação em relação à Rússia. Eles alertaram para uma possível nova guerra na Europa e apelaram para uma suavização nas tensões.