O Equador decidiu ajudar Assange a evitar a prossecução dos EUA após considerar evidências que provaram que ele foi alvo de perseguição por motivos políticos.
Nos Estados Unidos Assange provavelmente enfrentará vários processos de acusação por espionagem.

Ele estudou matemática e física em várias universidades australianas, mas nunca se formou. A sua carreira de hacker começou quando ele tinha 16 anos de idade, altura em que, juntamente com seus amigos, criou a organização chamada Worms Against Nuclear Killers (WANK, Vermes contra Assassinos Nucleares). A organização tornou-se famosa em 1989 após a sigla WANK ter aparecido na rede de computadores da NASA antes do pouso da espaçonave Atlantis.
Em 2006 Assange fundou o site WikiLeaks, que publica materiais segredos expondo a corrupção e crimes. Inicialmente, o alvo do site era descobrir e tornar públicos os casos de corrupção na Ásia Central, na China e na Rússia, mas o WikiLeaks também publicava muitas matérias sobre crimes do governo e empresas ocidentais. Assange foi o líder do grupo de nove coordenadores do site, mas ele não se considerava “fundador”, mas só “editor-chefe”.
Em 2010, as autoridades suecas formalizaram acusações contra Assange por coerção sexual e estupro.
Até o momento, os investigadores suecos não interrogaram ainda Assange, argumentando que a sua deslocação a Londres com este objetivo seria “contraproducente”.