O feriado é celebrado anualmente em cada terceiro domingo de agosto.
© Sputnik / Ratushenko / Acessar o banco de imagensO Yak-40 é um avião de passageiros soviético criado nos anos 1960, retirado do serviço só nos anos 2000. A Rússia exportou um total de 130 aeronaves deste modelo.

O Yak-40 é um avião de passageiros soviético criado nos anos 1960, retirado do serviço só nos anos 2000. A Rússia exportou um total de 130 aeronaves deste modelo.
© Sputnik / Grigoriy Sisoev / Acessar o banco de imagensEm setembro de 2007 a Rússia lançou o seu primeiro avião comercial moderno de linhas regionais, que pode transportar até 108 passageiros – o Superjet 100. O desenvolvimento do avião começou em 2000 e o primeiro voo foi realizado em 2008. Em comparação com seus análogos estrangeiros, a SSJ-100 oferece baixos custos operacionais e o seu preço é mais baixo.
Na foto: o SSJ-100 durante uma exibição no aeródromo na cidade de Zhukovsky (arredores de Moscou) antes do show aéreo anual internacional MAKS. Foto de arquivo de 2009.
Na foto: o SSJ-100 durante uma exibição no aeródromo na cidade de Zhukovsky (arredores de Moscou) antes do show aéreo anual internacional MAKS. Foto de arquivo de 2009.

Em setembro de 2007 a Rússia lançou o seu primeiro avião comercial moderno de linhas regionais, que pode transportar até 108 passageiros – o Superjet 100. O desenvolvimento do avião começou em 2000 e o primeiro voo foi realizado em 2008. Em comparação com seus análogos estrangeiros, a SSJ-100 oferece baixos custos operacionais e o seu preço é mais baixo.
Na foto: o SSJ-100 durante uma exibição no aeródromo na cidade de Zhukovsky (arredores de Moscou) antes do show aéreo anual internacional MAKS. Foto de arquivo de 2009.
Na foto: o SSJ-100 durante uma exibição no aeródromo na cidade de Zhukovsky (arredores de Moscou) antes do show aéreo anual internacional MAKS. Foto de arquivo de 2009.

O Tu-214 é um avião bimotor de médio curso.
© Sputnik / Vitaliy Bezrukih / Acessar o banco de imagensO avião Yak-42 é um avião de passageiros com três motores criado na União Soviética nos anos 1970. Ficou em operação até 2003.
Na foto: um Yak-42 do Ministério das Situações de Emergência russo no aeroporto de Krasnoyarsk (Rússia).
Na foto: um Yak-42 do Ministério das Situações de Emergência russo no aeroporto de Krasnoyarsk (Rússia).

O avião Yak-42 é um avião de passageiros com três motores criado na União Soviética nos anos 1970. Ficou em operação até 2003.
Na foto: um Yak-42 do Ministério das Situações de Emergência russo no aeroporto de Krasnoyarsk (Rússia).
Na foto: um Yak-42 do Ministério das Situações de Emergência russo no aeroporto de Krasnoyarsk (Rússia).
© flickr.com / Alexander BabashovO avião de passageiros Il-96-300 em diferentes modificações pode transportar de 235 a 300 pessoas. Durante o seu desenvolvimento, foi dada especial atenção especial à segurança e existe mesmo uma modificação especial para o presidente da Rússia.
Na foto: Il-96-300 no aeroporto de Sheremetyevo (Moscou).
Na foto: Il-96-300 no aeroporto de Sheremetyevo (Moscou).

O avião de passageiros Il-96-300 em diferentes modificações pode transportar de 235 a 300 pessoas. Durante o seu desenvolvimento, foi dada especial atenção especial à segurança e existe mesmo uma modificação especial para o presidente da Rússia.
Na foto: Il-96-300 no aeroporto de Sheremetyevo (Moscou).
Na foto: Il-96-300 no aeroporto de Sheremetyevo (Moscou).
© Sputnik / Dmitriy Petrochenko / Acessar o banco de imagensO avião Tu-134 foi criado na União Soviética pelo Bureau Tupolev no início dos anos 1960. A produção em massa foi cessada em 1984. O modelo foi usado por 42 países não só na aviação civil, mas também para apoio do exército e marinha.
Na foto: avião Tu-134 no aeroporto perto de Moscou, Pulkovo.
Na foto: avião Tu-134 no aeroporto perto de Moscou, Pulkovo.

O avião Tu-134 foi criado na União Soviética pelo Bureau Tupolev no início dos anos 1960. A produção em massa foi cessada em 1984. O modelo foi usado por 42 países não só na aviação civil, mas também para apoio do exército e marinha.
Na foto: avião Tu-134 no aeroporto perto de Moscou, Pulkovo.
Na foto: avião Tu-134 no aeroporto perto de Moscou, Pulkovo.
© flickr.com / Kentaro IEMOTOO Tu-204 é um avião soviético/russo criado nos finais dos anos 1980 – início dos 1990, atualmente realiza voos regulares em todo o mundo.

O Tu-204 é um avião soviético/russo criado nos finais dos anos 1980 – início dos 1990, atualmente realiza voos regulares em todo o mundo.
© Sputnik / Ruslan Krivobok / Acessar o banco de imagensEm janeiro de 2012, a presidência da Rússia recebeu o avião Tu-204-300 em versão VIP.
O avião tem um salão interior de luxo protegido do ruído e é equipado com modernos sistemas de navegação e comunicação.
O avião tem um salão interior de luxo protegido do ruído e é equipado com modernos sistemas de navegação e comunicação.

Em janeiro de 2012, a presidência da Rússia recebeu o avião Tu-204-300 em versão VIP.
O avião tem um salão interior de luxo protegido do ruído e é equipado com modernos sistemas de navegação e comunicação.
O avião tem um salão interior de luxo protegido do ruído e é equipado com modernos sistemas de navegação e comunicação.
© Sputnik / A. Polikashin / Acessar o banco de imagensO Tu-154 é um avião de médio curso com três mortores, criado pelo Bureau Tupolev e é o maior avião de passageiros soviético. O avião foi exportado para 17 linhas aéreas estrangeiras e usado como meio de transporte para altos funcionários de vários países.

O Tu-154 é um avião de médio curso com três mortores, criado pelo Bureau Tupolev e é o maior avião de passageiros soviético. O avião foi exportado para 17 linhas aéreas estrangeiras e usado como meio de transporte para altos funcionários de vários países.
© Sputnik / Vitaliy Ankov / Acessar o banco de imagensAs várias modificações do avião Tu-154 eram os aviões de passageiros mais populares na União Soviética nos anos de 1980.
Na foto: um avião de passageiros TU-154M em Kamchatka.
Na foto: um avião de passageiros TU-154M em Kamchatka.

As várias modificações do avião Tu-154 eram os aviões de passageiros mais populares na União Soviética nos anos de 1980.
Na foto: um avião de passageiros TU-154M em Kamchatka.
Na foto: um avião de passageiros TU-154M em Kamchatka.
© Sputnik / Galina Kmit / Acessar o banco de imagensO Ilyushin Il-62 foi o primeiro jato de passageiros intercontinental soviético. Durante várias décadas o Il-62 foi usado como o avião presidencial na União Soviética, Rússia, Coreia do Norte e Ucrânia.
Na foto: tripulação do Il-62 no aeroporto de Domodedovo (Moscou).
Na foto: tripulação do Il-62 no aeroporto de Domodedovo (Moscou).

O Ilyushin Il-62 foi o primeiro jato de passageiros intercontinental soviético. Durante várias décadas o Il-62 foi usado como o avião presidencial na União Soviética, Rússia, Coreia do Norte e Ucrânia.
Na foto: tripulação do Il-62 no aeroporto de Domodedovo (Moscou).
Na foto: tripulação do Il-62 no aeroporto de Domodedovo (Moscou).