Ativista denuncia condições sub-humanas em centros de asilo da Áustria

© AFP 2023 / JOE KLAMARFamílias aguardam atendimento acampadas no jardim do centro de asilo de Traiskirchen, o mais importante da Áustria
Famílias aguardam atendimento acampadas no jardim do centro de asilo de Traiskirchen, o mais importante da Áustria - Sputnik Brasil
Nos siga no
Anny Knapp, coordenadora da agência Asylkoordination, responsável por avaliar a situação dos refugiados e imigrantes na Áustria, disse em entrevista à Sputnik nesta segunda-feira que os centros de asilo do país não atendem às mínimas condições de higiene, saúde e segurança exigidas pelos órgãos internacionais do setor.

Refugiados africanos resgatados no Mediterrâneo por oficiais da Marinha da Irlanda - Sputnik Brasil
Número de refugiados e imigrantes chegando à Europa aumentou 80%
"A Áustria está enfrentando uma crise de recepção. A situação no primeiro centro de recepção, Traiskirchen, não está alcançando os padrões mínimos", afirmou Knapp, explicando que o centro de Traiskirchen poderia acomodar apenas 2 mil pessoas, mas, nesse momento, está atendendo a mais de 4 mil, o que impossibilita a oferta de itens básicos de sobrevivência. 

"As condições sanitárias são péssimas, os banheiros são sujos. Os requerentes ao asilo não recebem informação suficiente sobre o seu processo e sobre a possibilidade de transferência para um centro de recepção regular". 

Assim como a maioria dos países europeus, a Áustria vem apresentando sérios problemas para lidar com os grandes fluxos de imigrantes que chegam ao país. Só nos seis primeiros meses deste ano, o número de pedidos de asilo no território austríaco foi superior a 28 mil, de acordo com o Ministério do Interior. 

Segundo a ativista da Asylkoordination, a situação poderia ser melhor se as autoridades disponibilizassem novos locais para atender aos imigrantes, mas os políticos locais se recusam a discutir a abertura de novos centros de asilo, ao mesmo tempo em que não tomam medidas para melhorar as condições dos que já existem. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала