De acordo com Dehgha, citado pela agência de notícias IRNA, do Irã, a questão das entregas dos S-300 está atualmente na agenda do Ministério da Defesa, e os mecanismos necessários para revisar e atualizar o acordo estão no lugar.
Uma fonte no Ministério da Defesa do Irã divulgou à Sputnik nesta terça-feira (18) que a ação judicial contra a Rússia será retirada imediatamente após a assinatura do novo acordo sobre o fornecimento dos mísseis S-300.
A mesma fonte disse que o fornecimento poderá abrir a via para novos contratos na área militar, por exemplo para o fornecimento de aviões:
"A entrega poderá abrir o caminho para outros contratos com a Rússia na esfera militar, especialmente na aviação militar. Esperamos assinar um acordo para o Irã receber vários aviões russos."
Segundo a fonte, Teerã enviará uma delegação para Moscou na semana que vem, liderada pelo ministro da Defesa e um dos seus interinos, para negociar a entrega dos S-300.
Em abril, Moscou levantou a proibição de entrega de S-300 ao Irã, pouco depois do sexteto, grupo de negociadores internacionais formado por Rússia, China, EUA, Alemanha, Reino Unido e França e a República Islâmica chegarem a um acordo quadro. O documento final sobre o programa nuclear iraniano foi alcançado em julho.