Os exercícios antissubmarino da OTAN vão testar as capacidades de luta antissubmarina em missões de controle naval e outras tarefas relacionadas.
Os exercícios anteriores da OTAN incluíram 12 navios de guerra, submarinos e quatro meios aéreos de 10 países da OTAN, incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido, França, Alemanha e Itália.
Em 1990, o secretário de Estado dos EUA James Baker prometeu ao presidente soviético Mikhail Gorbachev que depois da reunificação da Alemanha, a OTAN não iria se expandir para leste. Promessas vãs. Desde então, a aliança tem impulsionado fortemente a sua expansão e se tornou uma máquina militar global.
Em 2014, a OTAN começou a reforçar a sua presença militar nos países do Leste Europeu que fazem fronteira com a Rússia, citando um suposto envolvimento de Moscou na crise ucraniana.
A Rússia tem repetidamente negado as acusações e manifestou preocupação com o reforço da OTAN ao longo da sua fronteira ocidental, dizendo que o movimento poderá levar à desestabilização na região e no mundo.