A saída ao espaço aberto, registrada em fotografia comemorativa, aconteceu no dia 10 de agosto, enquanto Padalka realizava trabalhos na parte externa da Estação Espacial Internacional, juntamente com seu colega Mikhail Kornienko.
#Космоселфи от Геннадия Падалки, которое он сделал во время своего десятого выхода в открытый космос 10 августа pic.twitter.com/8UEsrd7Fjx
— РОСКОСМОС (@fka_roscosmos) 17 августа 2015
Segundo informou a Roscosmos, os dois cosmonautas instalaram um corrimão no módulo auxiliar Zvezda, limparam os cristais da escotilha número 2, instalaram os elementos de fixação da antena WAL1-WAL5 do módulo, fotografaram o equipamento científico Expose-R e retiraram um sensor de plasma.
Além disso, os cosmonautas realizaram uma coleta de amostras dos painéis solares número 4, perto das válvulas de drenagem dos sistemas Vozduj e Elektron, mudaram as antenas WAl5 AFR e fotografaram um elemento de junção do sistema Elektron.
Aos 57 anos de idade, ele cumpre a sua quinta missão espacial (que teve início em 27 de março de 2015) no comando da nave Soyuz TMA-16M para a Estação Espacial Internacional, onde permanecerá cerca de seis meses integrando as Expedições 43 e 44 na estação.
Ao assumir o comando da Expedição 44, em 11 de junho de 2015, Padalka se tornou o primeiro cosmonauta a comandar pela quarta vez uma expedição à EEI.