A OTAN iniciou os maiores treinamentos de tropas aerotransportadas desde o fim da Guerra Fria, com a participação de 4,8 mil soldados. O comunicado sublinha que a culminação das manobras terá lugar no dia 26 de agosto, dia em que os aviões militares irão lançar mais de um milhar de paraquedistas e equipamento numa base em Hohenfels [Alemanha].
"Mas os exercícios só serão um bom pano de fundo para os turistas de Hohenfels tirarem selfies. Saltos de paraquedas militares não vão assustar a Rússia", disse o vice-presidente da Duma do Estado.
Ele recordou que nos exercícios russos participaram mais de 38 mil soldados, incluindo paraquedistas das tropas aerotransportadas.
"Só para verificar a prontidão de combate da Frota do Norte e os componentes individuais do Distrito Militar Ocidental, em março deste ano foram envolvidos 38 mil soldados russos, incluindo paraquedistas das tropas aerotransportadas. Se os militares da Europa e dos Estados Unidos querem mostrar a sua força real, eu aconselho-os a juntarem-se aos Jogos Militares Internacionais próximos (Jogos Militares Internacionais 2015 tiveram lugar na Rússia nos dias 1-15 de agosto). Estas Olimpíadas para os militares, ao contrário dos exercícios militares, têm um caráter competitivo e pacífico", disse Levichev.
Esta quarta-feira a OTAN começou na Europa os maiores exercícios das tropas aerotransportadas desde o fim da Guerra Fria, envolvendo mais de 4,8 mil soldados de 11 países. Os treinamentos vão durar até 13 de setembro.