“Todos os infiéis morrerão, os mataremos da mesma forma que nos matam”, afirmou um extremista através de uma mensagem de áudio enviada ao especialista belga em jihad, Montasser AlDe'emeh.
As ameaças foram enviadas pelo militante Abdellah Nouamane, de 20 anos, que combate pelo Estado Islâmico desde junho de 2013, e fez parte da organização proibida “Shariah4Belgium”. Segundo ele, os potenciais alvos principais na Bélgica seriam “bibliotecas, escolas, hospitais, lojas comerciais e discotecas”.
Anteriormente, este mesmo militante publicou fotos em que estava com membros do grupo ‘Katiba Al-Battar’, que estava preparando ataques terroristas na cidade belga de Verviers, frustrados este ano pelos serviços de inteligência.
Segundo pesquisas realizadas pela consultoria e corretora de seguros Aon, existem 440 cidadãos belgas que combatem contra na Síria contra as tropas governamentais.
O Estado Islâmico centrava suas operações na Síria até estender sua influência para o norte e oeste do Iraque desde junho de 2014.