França e Grã-Bretanha fecham acordo para combater imigração ilegal

© REUTERS / Regis DuvignauImigrantes na cidade de Calais, no norte da França.
Imigrantes na cidade de Calais, no norte da França. - Sputnik Brasil
Nos siga no
França e Reino Unido assinaram um acordo nesta quinta-feira (20) para combater a imigração ilegal. A informação foi divulgada pela rede de televisão BFMTV.

Sede da Comissão Europeia em Bruxelas - Sputnik Brasil
Comissão Europeia: 600 milhões de euros para França e Grã-Bretanha combaterem imigração
O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, e sua colega britânica, Theresa May, assinaram o documento durante uma reunião na cidade de Calais, norte da França.

O texto prevê a criação de um centro comum cuja missão principal será identificar membros do crime organizado e impedir que os imigrantes se mudem para a Grã-Bretanha através do norte da França, pelo Canal da Mancha.

Os dois países também planejam abrir um posto de controle unificado na estação ferroviária de Calais.

Guarda costeira italiana resgata imigrantes à deriva no Mediterrâneo - Sputnik Brasil
Mais de 1,5 mil imigrantes foram socorridos nesta segunda-feira no Mediterrâneo
Segundo o documento, a Grã-Bretanha destinará outros 10 milhões de euros em um período de dois anos para frear o fluxo de imigrantes e reforçar as medidas de segurança na cidade de Calais.

Depois de visitar Calais, o ministro francês viajará a Berlim para discutir com a política de imigração na Europa com o seu colega alemão, Thomas de Maizière.

Calais hoje abriga mais de 3mil imigrantes, principalmente da Eritreia, Sudão e Somália, tentando por todos os meios cruzar o Canal Inglês para chegar à Grã-Bretanha, atraídos pela possibilidade de receber abrigo e pagamento de um subsídio.   

Ultimamente tem havido tentativas de entrar ilegalmente no Reino Unido através desta via, gerando ao menos dez mortes de imigrantes desde junho.   

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала