“Aguardando uma retratação do @Pontifex. Entre os nossos 3 mil habitantes, há muitos católicos, e ele os decepcionou”, postou no Twitter uma conta que defende a independência da região.
O Vaticano afirmou que estar no meio do povo, tirar fotografias e receber presentes é uma prática comum do Papa Francisco. O porta-voz adjunto da Santa Sé, Ciro Benedettini, destacou que autorizar uma foto não representa uma tomada de posição.
“Trata-se de uma foto tirada no contexto da audiência geral (de quarta-feira, 19), durante a qual muitos fiéis oferecem ao Papa vários objetos, frequentemente apenas com o objetivo de tirar uma fotografia”, frisou o porta-voz.
As ilhas Malvinas, oficialmente Falklands, ficam no sul do oceano Atlântico, na plataforma continental da Argentina. O arquipélago já foi controlado por diferentes povos, com a Grã-Bretanha administrando a região desde 1833. No entanto, Buenos Aires reclama a soberania do local, palco de uma guerra em 1982 entre argentinos e britânicos pela posse destas terras.