Rússia espera fechar acordo sobre S-300 com Irã na semana que vem

© Sputnik / Pavel Lisitsyn / Acessar o banco de imagensSistema de mísseis S-300
Sistema de mísseis S-300 - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia espera assinar na semana que vem o acordo com o Irã sobre o fornecimento dos sistemas de defesa de mísseis russos S-300. A informação foi divulgada pelo enviado especial do presidente russo para o Afeganistão, o vice-diretor do departamento do ministério das relações exteriores para a Ásia, Zamir Kabulov.

“Eu espero muito que o acordo sobre o fornecimento dos sistemas S-300 seja assinado semana que vem, mas existem parceiros como o ministério da defesa, o serviço federal de cooperação técnico-militar, a exportadora estatal de armas da Rússia, e a diplomacia russa está cuidando disso. Mas eu não acho que o Irã vai revelar detalhes das negociações, elas ainda não começaram, e acontece um mistério comercial natural”, disse Kabulov. 

Segundo ele, Moscou está contando com o progresso nas próximas conversações. "Há todas as condições necessárias, mas não é desejável antecipar os eventos", disse afirmou o diplomata.

Um destacamento de S-300 em São Petersburgo - Sputnik Brasil
EUA admitem legitimidade de acordo da Rússia com o Irã para mísseis S-300, mas se opõem
Anteriormente, uma fonte do ministério da defesa iraniano, citado pela agência Sputnik, havia informado que Teerã enviará uma delegação para Moscou na semana que vem, liderada pelo ministro da Defesa e um dos seus interinos, para negociar a entrega dos S-300.

Rússia e Irã assinaram inicialmente um acordo para a entrega de S-300 em 2007, mas a execução foi suspensa por Moscou depois de o Conselho de Segurança da ONU emitir um embargo contra Teerã devido a preocupações de armas nucleares.

Em abril, Moscou levantou a proibição de entrega de S-300 ao Irã, pouco depois do sexteto, grupo de negociadores internacionais formado por Rússia, China, EUA, Alemanha, Reino Unido e França e a República Islâmica chegarem a um acordo quadro. O documento final sobre o programa nuclear iraniano foi alcançado em julho.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала