“Eu espero muito que o acordo sobre o fornecimento dos sistemas S-300 seja assinado semana que vem, mas existem parceiros como o ministério da defesa, o serviço federal de cooperação técnico-militar, a exportadora estatal de armas da Rússia, e a diplomacia russa está cuidando disso. Mas eu não acho que o Irã vai revelar detalhes das negociações, elas ainda não começaram, e acontece um mistério comercial natural”, disse Kabulov.
Segundo ele, Moscou está contando com o progresso nas próximas conversações. "Há todas as condições necessárias, mas não é desejável antecipar os eventos", disse afirmou o diplomata.
Rússia e Irã assinaram inicialmente um acordo para a entrega de S-300 em 2007, mas a execução foi suspensa por Moscou depois de o Conselho de Segurança da ONU emitir um embargo contra Teerã devido a preocupações de armas nucleares.
Em abril, Moscou levantou a proibição de entrega de S-300 ao Irã, pouco depois do sexteto, grupo de negociadores internacionais formado por Rússia, China, EUA, Alemanha, Reino Unido e França e a República Islâmica chegarem a um acordo quadro. O documento final sobre o programa nuclear iraniano foi alcançado em julho.