Na última terça-feira, especialistas e autoridades de Brasil e Rússia se reuniram em Brasília para tratar, entre outros assuntos, da aquisição, pelo governo brasileiro, dos sistemas de artilharia antiaérea Pantsir, desenvolvidos pela Rússia. Essa negociação, que envolve transferência de tecnologia e suporte pós-venda, será retomada no mês que vem na capital russa. Mas, de acordo com representantes das duas delegações, já está muito bem encaminhada.
“Concordamos com a transferência irrestrita de tecnologia e a necessidade de suporte pós-venda. Vamos capacitar parceiros brasileiros que realizarão esse suporte. Estamos tendo progressos”, declarou Vladimir Tikhomirov, do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia.
Além dos Pantsir, o encontro em Moscou também deverá ter como temas a criação de um centro de manutenção para helicópteros Mi-35 (vendidos pela Rússia ao Brasil), e a apresentação do sistema automatizado complexo russo “Cidade Segura”, desenvolvido para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, realizados em fevereiro de 2014.