O BS-64, anteriormente conhecido como K-64, não é um novo submarino, mas passou mais de 15 anos em um estaleiro naval localizado na cidade portuária russa de Severodvinsk.
O submarino, propulsado por dois reatores nucleares, foi convertido em um navio projetado para realizar investigação científica, podendo servir ainda como “nave-mãe” para minissubmarinos em águas profundas, incluindo o submarino superconfidencial Losharik.
A nova seção permite ao submarino instalar e retirar embarcações em águas profundas e inclui um departamento de pesquisa.
O BS-64 "parece ser um navio parcialmente científico, parcialmente navio-espião, parcialmente navio de informações, e parcialmente 'nave-mãe' para minissubmarinos e aviões. Mas ninguém fora do Kremlin e da futura tripulação sabe ao certo," diz o especialista militar David Axe no artigo intitulado "O novo submarino misterioso da Rússia."
"Eles são sempre muito mais inovadores do que nós", diz Norman Polmar, citado por David Axe. O especialista naval, que foi consultor do governo dos EUA na estratégia de submarinos, fala por experiência própria porque ele visitou empresas russas que desenvolvem submarinos.