A Ucrânia vai celebrar o seu Dia da Independência em 24 de agosto. Neste dia, há 25 anos, a Ucrânia se tornou independente da União Soviética.
O primeiro-ministro ucraniano Arseny Yatsenyuk quer aprovar uma nova lei segundo a qual todos os cidadãos ucranianos terão que prometer sua lealdade à bandeira nacional, comunica o canal televisivo Zvezda, citando a página de Yatsenyuk no Facebook.
"Iremos apresentar no parlamento um projeto de lei sobre a bandeira nacional. Uma parte desta lei incluirá o juramento de fidelidade à Ucrânia", disse Yatsenyuk.
Quando a lei for aprovada, todas as crianças ucranianas em escolas e jovens em universidades terão de prestar juramento à bandeira nacional da Ucrânia, disse o primeiro-ministro.
#ДеньПрапора До Парламенту буде внесений законопроект про державний прапор. Частиною цього закону має бути введення прис…
Posted by Арсеній Яценюк on 23 августа 2015 г.
O presidente norte-americano, Barack Obama, felicitou o seu homólogo ucraniano Pyotr Poroshenko e disse que Washington irá continuar a apoiar os esforços democráticos e econômicos do governo ucraniano.
Os funcionários da embaixada norte-americana também já deram os seus parabéns aos cidadãos ucranianos.
A embaixada dos EUA na Ucrânia divulgou domingo um vídeo para desejar aos ucranianos um feliz Dia da Independência.
No vídeo, os funcionários da embaixada dos EUA e o pessoal da OTAN enviam os seus melhores votos a partir de várias regiões do país.
Outros funcionários da embaixada enviam felicitações de Odessa, Chernigov, Lvov, Kherson, Kiev, Poltava e Uzhgorod.
No final são mostrados militares da OTAN que treinam soldados ucranianos para combater em Donbass.
Todos os participantes do vídeo gritam "Glória à Ucrânia! Glória aos heróis!" Esta frase foi utilizada pelos colaboradores ucranianos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e agora é popular entre os nacionalistas ucranianos.