"Atualmente, o âmbito dos interesses da política externa, como, aliás, é o escopo de muito de vocês, está diretamente ligado à luta de ideias. A luta de ideias consiste, inclusive, na escolha ou na imposição de escolha com relação ao modelo de desenvolvimento, aos valores. Nós estamos finalmente testemunhando o fim de uma era muito longa, o fim da longa era da dominação histórica do Ocidente, da dominação, econômica, financeira e política” – disse o ministro.
“Ela se estendeu por centenas de anos, não apenas por um século, e agora esta era está entrando em contradições objetivas com o fato de estarem realmente se formando novos centros de força na região da Ásia-Pacífico. Emerge também de forma objetiva um dispositivo policêntrico, embora este seja um processo bastante longo” – acrescentou Lavrov.
A opinião do ministro russo vem sendo cada vez mais partilhada por muitos especialistas e destacadas publicações especializadas em assuntos de geopolítica. Em particular, muito acreditam que a crescente aproximação entre Rússia e China trará sérias complicações para a política do atual mundo unipolar, pregada pelos EUA.