"O presidente da República [colombiana] na quinta-feira ordenou o Ministério das Relações Exteriores a retirar o embaixador da Colômbia da Venezuela, Ricardo Lozano, para consultas", diz-se no comunicado publicado no site do presidente Santos.
Hemos privilegiado el diálogo y lo seguiremos haciendo, pero no puedo permitir el irrespeto de Venezuela a Colombia ni a…
Posted by Juan Manuel Santos — Presidente on 27 августа 2015 г.
A ministra da Venezuela, Delcy Rodriguez, publicou na tarde da quinta-feira (27) a mensagem similar na sua página na rede social Twitter:
"Seguindo as instruções do presidente [venezuelano] Nicolás Maduro, nós retiramos o embaixador da República da Colômbia, Ivan Rincón".
Siguiendo instrucciones del presidente @NicolasMaduro hemos llamado a consulta a nuestro Embajador en la República de Colombia, Iván Rincón
— Delcy Rodríguez (@DrodriguezVen) 28 августа 2015
O anúncio veio 24 horas após Rodriguez com a sua colega colombiana, María Ángela Holguín, realizaram negociações tentando aliviar tensões.
Holguín também recebeu instruções do presidente da Colômbia para realizar a reunião extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUR) para abordar o assunto de violações contra colombianos que tinham lugar na fronteira com a Venezuela. “Se deportam os colombianos em situação ilegal, que o façam, mas respeitando os seus direitos, porque são seres humanos, e não animais”.