Segundo Merkel, a UE compreende que as sanções afetaram um número de empresas ocidentais. "Por isso com certeza querem atingir tais condições-quadro políticas que nos permitiriam levantar as sanções. Tendo em conta as graves violações do direito internacional e uma situação instável não atingiram este objetivo", comunicou a emissora alemã Deutche Welle citando a chanceler.
Ao mesmo tempo Merkel destacou que Berlim aspira a restituir as relações construtivas com Moscou. "Queremos ter relações de parceria com a Rússia porque confrontamos muitos problemas internacionais", afirmou Merkel. Segundo a chanceler, Moscou em particular pode ter um papel importante no processo de regularização na Síria.
Em julho do ano passado, a UE e os Estados Unidos aplicaram sanções pontuais contra certos indivíduos e empresas da Rússia. Em seguida, foram implementadas medidas restritivas em relação a setores inteiros da economia russa. Em resposta, a Rússia restringiu a importação de produtos alimentares de países que impuseram as sanções. As relações entre a Rússia e o Ocidente deterioraram-se por conta da situação na Ucrânia.