Poroshenko nega federalização e estatuto especial de Donbass

© Sputnik / Nikolay Lazarenko / Acessar o banco de imagensPresidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko em Kiev
Presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko em Kiev - Sputnik Brasil
Nos siga no
Presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko disse que Kiev irá realizar uma reforma constitucional, mas não será realizada nenhuma federalização ou estatuto especial para os territórios de Donbass.

"Nada da federalização, nada dos estatutos! Vamos votar a favor disso no parlamento na segunda-feira. Vamos defender a o estatuto unitário da Ucrânia unida", disse Poroshenko falando perante o seu partido "Solidariedade" (Solidarnost). 

"Vamos realizar uma reforma constitucional. Mas ela deve proteger a Ucrânia", disse ele.

Representantes oficiais da RPD e da RPL do grupo de contato Denis Pushilin e Vladislav Deinego exigiram de Kiev discutir a lei eleitoral e designar a nova votação no parlamento, por que as alterações à constituição não foram concordadas com os representantes das repúblicas autoproclamadas e não foram "colocadas em discussão no âmbito dos Acordos de Minsk".

Chanceler da Alemanha Angela Merkel, presidente da França François Hollande e presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko durante encontro em Berlim - Sputnik Brasil
Temas discutidos por Merkel, Hollande e Poroshenko serão levados à conversa com Putin
A reforma constitucional é uma das exigências básicas previstas nos Acordos de Minsk para a resolução da crise em Donbass. De acordo com o documento, aprovado pelos líderes do chamado quarteto da Normandia (Rússia, Ucrânia, França e Alemanha) e assinado pelas partes em conflito na capital da Bielorrússia em fevereiro deste ano, a Ucrânia deve adotar antes do final de 2015 uma nova Constituição que contemple a descentralização como um elemento-chave (ou seja, levando-se em conta as características específicas de determinadas áreas das regiões de Donetsk e Lugansk e coordenando a elaboração do projeto constitucional com os representantes destas regiões).

A "aceitação de uma legislação sobre o estatuto de determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e de Lugansk" é também uma das exigências do documento.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала