Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), os acidentes envolveram um barco com cerca de 40 pessoas e outro com 400. Ambos naufragaram na costa da Líbia. O chefe da entidade para a Líbia, Othman Belbeisi, disse que cem pessoas foram resgatadas da embarcação maior e levadas para Tripoli. Ele acrescentou que as autoridades do país esperam resgatar mais 150 pessoas nesta sexta-feira. "Os outros desaparecidos devem estar em mar aberto", afirmou.
No mês passado, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) divulgou um documento mostrando que o número de refugiados e imigrantes que chegaram à Europa entre janeiro e julho de 2015 cresceu 80% em relação ao mesmo período do ano anterior. A maioria deles teria atravessado o Mediterrâneo em direção à Itália e à Grécia.
O número de líbios que deixam o país por conta dos problemas internos aumentou significativamente após a OTAN liderar uma missão para destituir Muammar Khaddafi do poder. Isto provocou uma grave crise humanitária, social e política na Europa que recebeu 170 mil refugiados que partiram da Líbia somente em 2014, antes portanto do grande boom no fluxo de pessoas que atravessam o Mediterrâneo.