"Poroshenko é forçado a manobrar, ele deve mostrar à Europa que controla a situação no país, mas parece-me que ele é cada vez menos capaz de fazer isso. Os eventos de hoje em Kiev indicam que Poroshenko não mantêm a situação sob controle", disse Pushkov nesta segunda-feira durante entrevista à mídia russa.
Pushkov ainda disse que a aprovação das reformas na constituição são uma tentativa de Poroshenko para se acobertar diante da União Europeia, particularmente diante de Angela Merkel e François Hollande, tentando mostrar que cumpre os acordos de Minsk.
O Parlamento da Ucrânia recebeu nesta segunda-feira (31) a primeira leitura do projeto de alterações à Constituição do país para a implementação da descentralização. Após a votação no Parlamento houve confronto de manifestantes que protestavam contra a aprovação das alterações à constituição. Mais de 100 pessoas ficaram feridas com a explosão de uma granada em frente ao prédio do parlamento ucraniano. Um soldado da Guarda Nacional morreu atingido por estilhaços.