“A China se manteve ao longo de todo o tempo com o objetivo de desnuclearizar a península coreana, manter a paz da região e estabilizar e resolver problemas através do diálogo”, destacou Jinping em nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores chinês.
As últimas conversações entre Seul e Pyongyang aconteceram em 2009. Desde então, houve algumas declarações de intenção de retomada do diálogo, mas todas fracassaram ante à tensão na península coreana. Na semana passada, representantes das duas Coreias se reuniram e voltaram a acordar rodadas de discussão para aliviar os problemas na religião.
No último mês, a tensão entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte aumentou bastante após Seul acusar Pyongyang de ser responsável pela explosão de minas terrestres que vitimaram militares sul-coreanos na fronteira entre os dois países. Em contrapartida, o governo sul-coreano retomou a antiga prática de transmissões via alto-falante de propaganda ideológica na divisa, o que os norte-coreanos também fizeram como resposta.