Aiatolá Ali Khamenei é contra adoção do acordo nuclear sem a aprovação parlamentar do Irã

© AP Photo / Office of the Iranian Supreme LeaderAiatolá Ali Khamenei
Aiatolá Ali Khamenei - Sputnik Brasil
Nos siga no
A televisão estatal iraniana informou nesta quinta-feira (3) que o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, é favorável a uma avaliação do parlamento do Irã sobre o acordo nuclear celebrado pelo país com o sexteto de mediadores formado por Rússia, China, EUA, Alemanha, Reino Unido e França.

A posição contraria a adotada pelo presidente Hassan Rouhani que compactua com a ideia de levar o documento para a votação parlamentar. O chefe de Estado alega que isto dificultaria a implementação do acordo. Khamenei também disse na TV iraniana que as medidas restritivas deveriam ser completamente retiradas e não suspensas.

“O parlamento não deve ser deixado de lado, deve aprovar o acordo ou rejeitá-lo. Falei para o presidente que não temos interesse em não permitir que os legisladores iranianos analisem o acordo”, destacou Khamenei.

O presidente dos EUA, Barack Obama, ajusta seus fones de ouvido de tradução simultânea durante uma conferência. - Sputnik Brasil
Barack Obama consegue votos suficientes para aprovar acordo nuclear com o Irã
O Irã e o sexteto negociaram um acordo sobre o programa nuclear do Irã durante 22 meses. A república islâmica defende que tem interesses atômicos pacíficos, mas as potências internacionais negociaram um documento com garantias de inspeções rotineiras de representantes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em troca seriam levantadas as sanções à república islâmica.

Na quarta-feira (2), o governo norte-americano conseguiu o 34º voto necessário para a aprovação sem ressalvas do acordo nuclear com o Irã no Congresso dos EUA. A certeza de uma avaliação positiva no parlamento aconteceu após a senadora democrata Bárbara Mikulski defender o documento.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала