"O Ocidente não influiu sobre a nossa cooperação. A cooperação entre a China e a Rússia é entre os nossos dois países, não tem nada a ver com outros", disse o vice premiê do Conselho de Estado da República Popular da China Wang Yang.
De fato, os laços entre os dois países estão se estreitando, como se viu no decorrer do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok. Hoje (5) os parceiros acordaram, entre outros projetos, construir uma ponte através o rio Amur.
Cerca de 16 bilhões de rublos (mais de US $ 230 milhões) serão gastos na construção de uma ponte que ligará a cidade russa de Blagoveshchensk à cidade chinesa de Heihe, disse no sábado o governador da Região de Amur, Aleksandr Kozlov.
"Em 3 de setembro, foram assinados dois acordos intergovernamentais na China — a construção de uma ponte rodoviária através do rio Amur ligando Heihe e Blagoveshchensk e [a construção de] um funicular que também irá ligar Heihe com Blagoveshchensk," disse Aleksandr Kozlov.
Falando no Fórum Econômico do Oriente na sexta-feira, o presidente russo Vladimir Putin sublinhou que o desenvolvimento da infraestrutura deve ser uma das prioridades para o Extremo Oriente russo. De acordo com Putin, este território se tornará um dos principais centros de desenvolvimento socioeconômico da Rússia no futuro e deve ser efetivamente integrado na região Ásia-Pacífico, em franco desenvolvimento.