Rússia elabora roteiro para defender a CEI de ameaças aéreas e espaciais

© AFP 2023 / KIRILL KUDRYAVTSEVSoldados russos montam guarda ao lado de um sistema de defesa antiaérea S-400 Triumf
Soldados russos montam guarda ao lado de um sistema de defesa antiaérea S-400 Triumf - Sputnik Brasil
Nos siga no
O vice-comandante das Forças Aeroespaciais da Rússia, tenente-general Pavel Kurachenko, relatou nesta quarta-feira (9) que seu país elaborou um roteiro para defender a Comunidade de Estados Independentes (CEI) contra ameaças aéreas e espaciais.

O oficial disse a jornalistas que a Rússia teve de rever a sua política de defesa do espaço aéreo, tendo em conta as novas ameaças contra si e seus aliados da CEI.

“Este conceito vai identificar as medidas que devem ser tomadas pelo Estado e pelos militares para garantir a segurança dos nossos países”, disse o vice-comandante.

Sistema de mísseis antiavião Sosna. - Sputnik Brasil
Rússia e Bielorrússia lançarão novo sistema de mísseis de defesa aérea
Kurachenko acrescentou que um sistema de defesa aérea coletiva poderia ser considerado “a longo prazo”. “Precisamos primeiro adotar um conceito aeroespacial antes de passar para questões mais específicas como (coletiva) de defesa antimíssil. Inicialmente, é preciso haver um quadro jurídico”, afirmou o oficial.

O plano de defesa já foi revisto e alterado pelos países aliados, e um projeto de conceito foi adotado pelo comitê de coordenação dos militares russos, disse Kurachenko. A expectativa é que o documento seja debatido pelo Conselho de Ministros da Defesa da CEI e adotado dentro de um ano.

A Rússia tem liderado os esforços para a construção de um escudo de defesa aérea conjunta para o bloco. Uma rede de defesa aérea integrada foi criada por dez Estados-membros da CEI em 1995 e é atualmente composta por unidades de Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tajiquistão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала