O novo acordo vai substituir o protocolo de Kioto de 1997. Todos os países devem apresentar até o dia primeiro de outubro as propostas de redução de emissões do efeito estufa.
De acordo com o Presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), durante a audiência no Congresso, a ministra vai expor a posição brasileira sobre a questão, que já vem sendo mostrada por Izabella Teixeira nas viagens internacionais que tem realizado.
“Ela já tinha sido convidada para vir aqui à nossa Comissão. Inclusive, queremos que ela venha apresentar a proposta que o Brasil vai levar na COP 21. Ela teve uma série de viagens internacionais participando já desse esforço de construção do ambiente de entendimento com todos os países que subscreveram o acordo do clima”.
No dia 17 de setembro, a Comissão Mista de Mudanças Climática vai discutir também a Encíclica Verde, documento divulgado pelo Vaticano, em junho deste ano, no qual o Papa Francisco, além de culpar a humanidade pelo aquecimento global e alertar para a degradação ambiental, diz temer que o controle da água pelas grandes empresas mundiais resulte em uma das principais fontes de conflitos deste século.