O Ministério de Energia ucraniano está satisfeito com as condições acordadas na sexta-feira (11) em Viena entre as partes russa e europeia, disse à RIA Novosti o ministro adjunto de Energia ucraniano, Aleksandr Svetelik.
"O acordo foi atingido. Na minha opinião, é normal, é um bom acordo, porque se trata do fornecimento de gás para todos os países europeus em condições iguais. Pedimos que nos fornecessem gás tal como aos outros", disse Svetelik.
"Temos um fornecedor principal que é a Gazprom. O que recebemos por via reversiva é um fornecimento alternativo, mas isso não satisfaz toda a demanda e, por isso, precisamos [do acordo com a Rússia] para adquirir o resto do volume", frisou Svetelik. Ao mesmo tempo, o ministro não conseguiu responder quando poderá ser realizado o encontro trilateral com a participação da Ucrânia e quando estas condições serão assinadas.
A Ucrânia cessou as compras de gás à Gazprom depois de Kiev e Moscou não terem conseguido chegar a um acordo sobre o fornecimento de gás para o terceiro trimestre de 2015, apesar de uma proposta da Rússia para um novo desconto no preço do gás.
Em agosto, a Ucrânia, que está a braços com uma crise econômica, anunciou que esperava receber um empréstimo até o final de outubro para o fornecimento de gás no inverno.