A respetiva declaração foi feita durante a reunião de Matviyenko com o vice-presidente do Brasil, Michel Temer.
A governante russa, falando à imprensa, declarou que ultimamente as relações entre os parlamentos dos dois países estão se desenvolvendo.
“Acho que a lista de regiões que cooperam entre si deve ser ampliada. Sei por experiência própria que estes contatos são úteis – em 1989 trabalhava como vice-governadora de Leninegrado [atual São Petersburgo – ed.] que foi a primeira região que estabeleceu cooperação com Rio de Janeiro. Foi um projeto inovador, a primeira prática de cooperação com regiões brasileiras nos tempos soviéticos”.
Matvienko frisou que a Rússia dá uma alta avaliação à cooperação com o Congresso Nacional do Brasil nos fóruns internacionais, onde têm uma posição comum.
"Temos um pacote de acordos intergovernamentais assinados uma parte dos quais não conseguiu passar por procedimentos internos do Brasil. Estou segura que estes acordos podem estimular mais a cooperação entre os nossos países nas várias áreas".
O Brasil é o maior parceiro da Rússia na América Latina. A presidente da câmara alta do parlamento russo lembrou que o intercâmbio comercial entre os dois países cresceu 15% no ano passado.
Também durante a reunião com Temer a dirigente parlamentar disse que planeja realizar uma visita ao Brasil em novembro deste ano. No próximo ano, o presidente da Duma de Estado, Sergei Narishkin, também planeja visitar o Brasil.