Mogherini: crise migratória afeta 12 milhões de pessoas

© AP Photo / Emilio MorenattiImigrantes recebem alimentos em campo de refugiados da cidade de Calais, no norte da França
Imigrantes recebem alimentos em campo de refugiados da cidade de Calais, no norte da França - Sputnik Brasil
Nos siga no
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, declarou nesta terça-feira (15) que a crise migratória afeta a um total de 12 milhões de pessoas.

Refugiados sírios estão à espera de transporte após atravessar a fronteira com a Turquia da cidade síria Tal Abyad, em 10 de junho de 2015 - Sputnik Brasil
Human Rights Watch: EUA poderiam fazer mais pelos refugiados
“Estamos falando de 40 mil, estamos falando de 120 mil, mas se somarmos os refugiados e deslocados de países vizinhos da Síria, creio que receberemos no total cerca de 12 milhões de pessoas”, disse Mogherini durante uma reunião no parlamento europeu sobre a crise migratória. 

Na última segunda-feira (15), os ministros do interior dos 28 países do bloco europeu aprovaram a distribuição de 40 mil solicitantes de asilo que estão na Grécia e na Itália.

Os ministros não conseguiram chegar a um acordo para receber mais 120 mil refugiados através do sistema de cotas obrigatórias.

Pope Francis - Sputnik Brasil
Papa alerta: crise de refugiados na Europa é apenas a ponta do iceberg
A decisão final será tomada pelo Conselho Europeu para Assuntos Internos em 8 de Outubro, em Luxemburgo. Se os ministros não conseguirem superar as diferenças em relação ao acolhimento de imigrantes ilegais uma decisão será tomada pela chamada "maioria qualificada".

A Comissão Europeia elaborou propostas sobre a implementação de cotas nacionais para realocar nos próximos dois anos os refugiados do Oriente Médio e da África, uma iniciativa não apoiada pela Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia.

Desde o início de 2015, cerca de 500 mil de refugiados chegaram à União Europeia escapando dos conflitos de seus países de origem. 

A Comissão Europeia classificou a atual crise migratória como a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial. 


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала