Um aspeto da interação entre a AIEA e os países que desenvolvem programas nacionais no domínio da energia nuclear é ajudar na criação de um sistema de treinamento de pessoal. Em particular, a AIEA ajuda a criar programas de formação de diferentes categorias de pessoal, a monitorar as questões de licenciamento do pessoal. Isto levanta a necessidade de cooperação entre as instituições de ensino a nível regional.
"A rede STAR-NET é criada com a finalidade de desenvolver, gerir e preservar o conhecimento na área nuclear, bem como para melhorar a qualidade dos recursos humanos, de maneira a garantir o uso seguro e sustentável das tecnologias nucleares. A STAR-NET é uma organização voluntária internacional estabelecida por universidades públicas e privadas, centros de investigação, empresas industriais e outras partes interessadas e envolvidas em atividades relacionadas com a educação no domínio das tecnologias nucleares ", disse Mikhail Strikhanov.
De acordo com o reitor da universidade russa a STAR-NET está sendo criada sob os auspícios da AIEA. A Universidade MePHI, juntamente com várias universidades da Bielorrússia, foi um dos fundadores da rede. Na fase inicial a STAR-NET inclui 12 universidades da Rússia, Bielorrússia, Armênia, Azerbaijão e Cazaquistão.
A Universidade Russa de Investigação Nuclear do Instituto MePHI é um membro ativo de outra importante iniciativa da Agência: a Universidade Virtual. Está em fase de conclusão o trabalho da AIEA de criação desta universidade, cujo importante componente é a INMA — Academia Internacional de Gestão Nuclear da AIEA.
A Universidade Virtual Nuclear representa uma plataforma on-line e faz parte da plataforma cibernética da AIEA sobre educação e formação na área nuclear (CLP4NET). O objetivo da Academia Internacional é a criação e implementação de um programa de mestrado completo em gestão de tecnologias nucleares pelas normas da AIEA ", acrescenta Strikhanov.