Croácia diz que não pode mais receber refugiados

© AFP 2023 / TOBIAS SCHWARZUma criança imigrante
Uma criança imigrante - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro da Croácia Zoran Milanovic declarou nesta sexta-feira, 18, em coletiva de imprensa convocada em caráter extraordinário na cidade de Zagreb, que o seu país não tem mais capacidade para registar e alojar refugiados.

Este ano os países dos Balcãs começaram a enfrentar o problema de um grande fluxo de refugiados vindos de países do Oriente Médio e do Norte da África para cruzar o seu território em direção aos países do Norte e Oeste da Europa.

Migrantes sérvios tentam atravessar ilegalmente a fronteira com a Hungria perto da cidade de Roszke, em  26 de agosto de 2015 - Sputnik Brasil
Grécia diz que postura da Hungria sobre refugiados é "delirante"
Nas palavras de Milanovic, as autoridades da Croácia estão tendo que aderir ao "plano B", o que significa que essas pessoas terão que cruzar o território croata até as fronteiras de países vizinhos sem um registro prévio.

Respondendo a pergunta de jornalistas de se o ministro estaria se referindo à Eslovênia ou Hungria, Milanovic respondeu: "Creio que Hungria é três vezes mais perto".

"E o que mais nos resta? Colocar em perigo a economia e o turismo da Croácia?" – declarou o primeiro-ministro croata.

Desde o início de 2015, mais de 500 mil refugiados chegaram à União Europeia fugindo da violência no Oriente Médio e no Norte da África, sendo que são milhares de pessoas que chegam à Europa diariamente. A Comissão Europeia classificou a atual crise migratória como a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала