O Rock in Rio, que celebra 30 anos de história e começou no final de semana, está com ingressos esgotados e deve atrair 85 mil pessoas por dia até o domingo, 27 de setembro. Na edição de 2013, o Rock in Rio atraiu um público de 595 mil pessoas, com média de ocupação nos hotéis de 90%, gerando um impacto de mais de R$ 1 bilhão na economia do Estado do Rio de Janeiro durante o festival.
De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa e Estudos do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, o turista que vem para assistir aos shows aproveita para se deslocar na cidade, visitando pontos turísticos, museus e praias, movimentando a economia do turismo local.
“Esse turismo movimenta um número muito grande”, diz José Francisco Lopes. “Uma parcela ponderável acaba virando também um turista de outros espectros, e isso é muito favorável, porque ele aproveita e conhece a cidade e talvez até outras cidades próximas que têm atrativos turísticos.”
Para o segundo semestre de 2015 já existem mais festivais de música programados. Em outubro, em São Paulo acontecerá o Popload Festival, e em novembro será a vez do Festival Sonar, de música eletrônica.
No final do ano, Belo Horizonte e outras capitais também vão receber o show da banda americana de rock alternativo, Pearl Jam.
Outro festival de música que impressionou este ano e que trouxe bons rendimentos para a economia foi o Lollapalooza Brasil. Pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo apontou que mais da metade do público do festival este ano foi de turistas. Os visitantes foram responsáveis por movimentar a economia em mais de R$ 93 milhões referentes a gastos como hospedagem e alimentação.