Ao invés de usar aviões norte-americanos para pulverizar vastas áreas do território colombiano, a nova estratégia se focará na capina manual.
"A Colômbia não precisa continuar como o maior exportador de coca do mundo e pretendemos provar isso", disse o presidente colombiano, Juan Manuel Santos enquanto revelava a nova estratégia na terça-feira (22).
Em maio o presidente decidiu parar a pulverização aérea das áreas cultivadas de coca usando herbicidas depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter afirmado que o popular herbicida glifosato provavelmente provoca câncer.
Durante duas décadas, mais de 4 mil acres na Colômbia têm sido pulverizados com glifosato para eliminar plantas de coca, informa a Associated Press.
No âmbito do novo plano, os agricultores que passem do cultivo de coca para culturas alternativas receberão ajuda financeira e técnica.
O Perú e a Bolívia, dois países grandes produtores de cocaína, já desistiram do uso de herbicidas, preferindo a capina manual.
A Colômbia destruiu só 12,496 hectares de coca no ano passado por meio de trabalho manual, o que é menos de um quarto do território pulverizado com glifosato.